Swordigo


Agora falarei de um jogo que é um verdadeiro tributo àqueles que cresceram jogando games em consoles 8 e 16 bits.

O nome do jogo é Swordigo, e se trata de um side-scroller de aventura que coloca o jogador no papel de um herói sem nome que se vê na posição de salvador do mundo, quando um aldeão some de sua aldeia e seres do mal começam a infestar seu mundo.

Swordigo mistura um sistema de XP (que já é um pouco mais pro lado hardcore) a uma nova abordagem de jogos casuais, onde o jogador coleciona de 0 a 3 estrelas por fase (dá pra ver na tela do mapa). O mais bacana é que essas estrelas estão atreladas a quantas zonas, ou itens ou qualquer coisa secreta você descobriu! Então na tela do mapa dá pra saber se algo ficou inexplorado!

Cada inimigo derrotado dá experiência, que com o tempo rende novos níveis para o personagem. Cada novo nível permite que você melhore a força de seus ataques, de suas magias ou sua vitalidade.

O jogo ainda conta com o sistema bem característico de jogos RPG: Uma cidadezinha principal com vendedores de armas, poções, etc. E um portal que o jogador pode usar para visitar níveis que ele já jogou. Estes portais podem ser encontrados também no meio das fases, sendo possível fazer uma visita rápida  à cidade, caso seja necessário.

Seus inimigos também possuem diversos poderes, e não são os clássicos monstros que morrem com apenas um golpe. De fato, cada inimigo exige uma estratégia para ser derrotado, e isso é elevado ao quadrado quando se fala dos chefões, que são verdadeiros testes de habilidade e perseverança.

Conforme você progride na história, novas magias e habilidades são ganhas, facilitando muito sua vida e ampliando seu arsenal de ataques. Só não se empolgue demais, pois é muito fácil ficar sem mana.

A história do jogo é um fator opcional, e você poderia facilmente jogar a coisa toda sem ler nada. Recomendo, no entanto, que você não faça isso, uma vez que o enredo tem um potencial nostálgico enorme para quem já jogava no fim dos anos 80/ começo dos anos 90.

Falando em nostalgia, o game tem alguns fatores que lembram bastante os jogos da franquia Zelda. Por exemplo: o som que se ouve ao abrir um baú que contem um novo item é muito parecido com o ouvido na série Zelda, e até aquele chato bipe ouvido quando se está quase sem vida está lá. Chato, porém nostálgico. Isso sem falar nos vasinhos que dá pra levantar e carregar, nas rúpias, jogar bombas, plantinhas cortáveis, etc.

Swordigo, como em todos os jogos, tem algumas falhas. Como o fato de na lojinha da cidade não dar pra ver os atributos dos itens antes de comprar, sendo necessário adivinhar quais eram melhores que os meus atuais PELO NOME, o que nem sempre ajuda! Tipo: IRON SWORD… Será que é melhor que a minha SWORD???????? Aí você gasta toda sua grana pra sentir o c* piscar e ver que deu certo… Ela é  realmente melhor. Porque DEPOIS que você compra dá pra ver os status dos seus itens no menu. Uuuuufa.

Os gráficos são bem regulares, se limitando ao necessário para uma experiência agradável. Faltou um capricho na identidade visual do game. Algumas texturas são um pouco simples demais, mas dá pra relevar, baseado na qualidade geral do jogo. O som já é outra coisa… É muito bem trabalhado, com excelentes trilhas e os efeitos sonoros nostálgicos dos quais já falei.

Swordigo é um jogo excelente para todos, mesmo quem não chegou a ver a era 8/16 bits dos consoles. Esse retorno às origens é uma tendência forte nos games atuais e, se continuarem caprichando assim, tenho certeza de que o futuro trará mais jóias como essa.

Notas do Apperama:

★★☆☆☆ - Gráfico
★★★★☆ - Sons & Músicas
★★★★★ - Level Design
★★★★☆ - Interface e Menus
★★★★★ - Jogabilidade
★★★★☆ - Vida útil

Paz na terra!

Anchovas.

 

 

Appstore link:[Swordigo] – preço: U$ $2.99

 

 

Veja também:

25 Comentários

  1. Leonardo Sousa:

    parece ser legal.

  2. Babi Maciel:

    É bastante legal, só que chega uma fase impossível de passar aí desanima =\

  3. ai galera..to jogando esse jogo so agora e nao consigo me agarra nas quelas paradas roxas. como faço??

  4. tem que procurar o mestre na caverna de fogo, vá até o fire depts e lá vc vai achar uma sala onde a lava fica subindo, vc tem que ganhar a "corrida" com a lava, no topo da sala o mestre estará lá, ele vai te dar uma magia para agarrar, tbm penei nessa parte, fiquei 3 dias presos, pelo menos peguei todos os tesouros.rss

    • Peterson silva:

      Vlw Carlos. Ai olha..po..yem uma fase q um bicho vuando q fica mirando sem parar na gente, sabe? Eu matei ele mais nao aconteceu nada. Acontece alguma coisa?
      E outra pergunta..tem uma fase q tem um rio de fogo e quando vc chega no outro lado tem duas estatuas e a musica muda..oq tem q fazer nela? Eu nao econtrei nada la. Me ajuda ai..vlw

      • CARLOS:

        MAN, VC TEM QUE ENCONTRAR O MESTRA NA SAÍDA DA CAVERNA DE FOGO, ELE VAI TE DAR UMA NOVA QUEST, VC TEM QUE PEGAR O OLHO MALDIÇOADO, É UMA RELÍQUIA QUE TE DAR O PODER DE VER O MUNDO DAS TREVAS, AÍ VC VOLTA LÁ, MATA O BICHO ATIVA O OLHO E SE PREPARA PARA A TELA MAIS EMBAÇADA DO JOGO

  5. Carlos Rodrigues ,man, me ajuda, onde fica essa tal caverna de fogo ???

  6. Alguém me ajuda. Eu gostei muito deste jogo. Mas estou preso em uma fase.
    Já completei algumas fazes e as estrelas de todas. Só faltam as seguintes:

    Chamber of the mageblade – A fase em que o chefe é um grandão de madeira e depois vida uma sombra com duas espadas. Já matei também, depois segue adiante e volta para a primeira fase. Tem um lugar no alto que só consigo subir para o lado direito, segue um retão e quando cai aparece na primeira fase também.

    World's end keep – A fase do chefe que é um demônio com a espada roxa (já matei) mas não tenho a outra chave para abrir o segundo portão.

    Greyledge Village – Nesta falta uma estrela.

    Chambers of Powers e Great Caves – A fase verde que é como um labirinto com várias setas para baixo. Ambas convergem para uma fase menor onde não consigo concluir as estrelas.

    Preciso de mais uma chave e não sei onde encontrar.

    Help-me please.

    • arielle:

      Destas que você citou, eu consegui a que tem setas para baixo. Antes de vc subir e encontrar o monstro que te da espadadas e entrar nessa de setas para baixo, tem a direita um espaço onde surgem varias estrelinhas pulantes, Um dos baus surge quando vc mata todas as estrelinhas pretas que surgem. o outro eu consegui mas nao me lembro hehe

  7. arielle:

    O jogo é muito legal, já estou em 98%, quase lá hehe

  8. Anny Soares:

    Eu estou Na Fase , great caves ,E Não Consigo Sair dela Seila , Saiu De Uma Tela E Volto Pra Ela ,mesma toda hora ?

  9. Fiquei preso por um tempo nessa fase, mas existe uma saída por cima, indo sempre para a direita haverá uma porta onde tudo fica vermelho.

  10. jacqueline:

    Como faço para libertar o rei? Cheguei numa fase perto do rei q tenho pegar a chave mas nao sei como. Alguem pode me ajudar?

  11. como passar a fata Cairnwood Forest (Treasures: 1 of 1) ? Me ajudem, por favor.

  12. Carlos Rodrigues Onde fica essa FIRE DEPTS ?

  13. Diego Didie não me lembro cara foi mal, tem um tempo que zerei e não consegui lembrar, malz cara

  14. Lipe Quadros não me lembro cara foi mal, tem um tempo que zerei e não consegui lembrar, malz cara

  15. Pessoal alguem me ajude, não consigo passar onde tem aquelas coisas roxas, ainda não consegui pegar a terceira magia…

    HELP !!

  16. carlos roberto:

    Ufa passei …

  17. mano como passa da fase 12
    quard tower tem um lugar q naum consigo pular é muito distante eu cai antes de desses um muro sobre min

  18. chaves:

    alguem sabe como passar a segunda fase depois de icy cave, e uma que tem neve e und mosquitos para matar… depois tem que subir em um lugar alto.. mas n consigo.

  19. bia silva:

    onde encontrar o terceiro poder?

Comente

*
* (não será divulgado)


8 + = 13

Random Posts

LOAD MORE
Seguir RSS

Receba todos os reviews direto na sua caixa de entrada!

Torne-se um Apperamaniaco.